domingo, 14 de julho de 2013

Carta para minha filha

Como já estou na reta final da gravidez, decidi escrever uma cartinha para minha princesa para ela saber de todas as expectativas e tudo que se passou na gravidez.

Filha, hoje estamos com 39 semanas e 2 dias de gestação, você e eu juntas, nesse crescimento rápido e tão emocionante. Quando descobri que você estava aqui dentro no dia 12/11/2012 ( aniversário de sua tia), nós estávamos com 3 semanas, você era apenas um pontinho. Mas eu já te amei e me senti mãe naquele momento.
As semanas foram passando e você foi crescendo. Uma das minhas primeiras emoções foi quando você começou a mexer. Depois que começou nunca mais parou, mexia tanto que às vezes doía. E como você gosta de mexer, viu?! Mexe dia e noite e me empurra e estica muito minha barriga.
Descobrimos que você é uma menina e ficamos muito felizes! Letícia começou então a ser mais fácil de conversar com você, chama-la pelo nome. Seu nome foi escolhido por significar alegria constante e por causa da minha avó, sua bisavó, que você não vai conhecer, pois ela já mora no céu hoje em dia, mas tenho certeza que ela está olhando pela gente!
Então Letícia, as semanas foram passando e você foi crescendo aqui dentro, Eu também fui crescendo aqui fora, estou agora com um barrigão imenso.
Agora na reta final, tá todo mundo muito ansioso para você chegar. Eu, seu pai, sua avó,sua tia, sua dinda, seus irmãos mais velhos e todos da família. Sei que você já é uma bebe grande aqui dentro. Já é uma bebe prontinha pra conhecer o mundo aqui fora! Se a mamãe quisesse parto cesáreo, provavelmente você já teria nascido. Mas mamãe optou pelo parto normal. Então, estamos aqui esperando você querer nascer! Não sabemos quando isso vai acontecer. Todos os dias quando vou dormir penso que no dia seguinte pode ser o dia! Mamãe é ansiosa né?! Sim, mas espero muito que você nasça logo, pois está muito cansativo ficar com esse barrigão enorme!
Sabe o que eu gostaria de te falar? Vem logo Letícia! Pode nascer que já estamos prontos te esperando. Só falta você! Não tenha medo, não. O mundo aqui fora pode ser lindo! Tem muito amor te esperando, tem muito colo, muito leitinho, muito carinho! Tem um mundo lindo aqui também, com sol, chuva, passarinhos, cachorrinhos, uma família linda pra você curtir!
Não tenha medo Letícia! Mamãe e papai te amam muito! Talvez não seja fácil você chegar nesse mundo e nós tenhamos que trabalhar um bocado juntas, mas isso faz parte do seu início no mundo! A vida não é fácil, mas assim como no seu parto, eu sempre estarei ao seu lado, junto de você. Então Letícia pode nascer! Pode chegar! Estou pronta! Estamos prontos! Agora só falta você!





quinta-feira, 11 de julho de 2013

A espera!

Hoje com 38 semanas e 6 dias, todos os dias é uma incerteza. Será que é hoje que minha princesa vai chegar.
A mínima cólica sentida é uma dúvida. Será que estou entrando em trabalho de parto?
E assim vai seguindo meus dias, procurando me ocupar, ocupar minha mente com outras coisas ( como se fosse possível), com muita ansiedade de pegar minha filha nos braços, de olhar nos seus olhos e dizer como eu já a amo muito.
Filha, sua mamãe já está com tudo pronto pra te receber. Todos aguardam ansiosos pela sua chegada!

domingo, 7 de julho de 2013

37 e 38 semanas de gravidez

A gravidez continuava sem nenhuma alteração, Letícia mexendo muito.

O que eu sinto é muito peso na região da vulva como se ela tivesse forçando pra encaixar, durante a noite estou acordando 3 vezes ou 4 pra fazer xixi, sinto doer na hora de virar de um lado para o outro.

No final da semana 37 realizei minha ultima ultrassom, estava tudo bem, ela já estava encaixada e pesando 3,336kg, a placenta sem alteração grau II de maturação e liquido também sem alteração.

No inicio da semana 38, tive a consulta com a obstetra, ainda não tenho nada de dilatação ( para minha surpresa porque ela empurra tanto pra baixo que achava que já tinha), nessa consulta ela verificou que eu tinha engordado 1 kg em 1 semana e minha pressão estava muito alta 15x10 na primeira medida, antes de sair do consultório estava 14x 9.

A médica ficou preocupada e pediu pra eu ir à emergência da maternidade e fazer uns exames para ver se estava tudo bem ou se teria que adiantar o parto. Fique em pânico, rezei muito para dar tudo certo. Pois apesar de já estar com 38 semanas, para adiantar o parto precisaria de uma cesariana, que é o meu maior medo.

Mas, graças a Deus, meus exames deram todos normais e minha pressão normalizou. Agora, continuarei  controlando o sal da alimentação e  terei nova consulta na semana que vem. E espero que Letícia venha logo de forma natural.



Minha escolha de parto


Assim que descobri a gravidez, logo na minha primeira consulta pré natal, tinha certeza que queria ter parto normal. Por isso procurei indicação de uma obstetra que não me influenciasse a fazer a cesárea, pois sabemos que para a maioria dos médicos fazer o parto Cesário é muito mais cômodo.

Hoje em dia, infelizmente, o parto normal não é tão normal assim, a maiorias das mulheres estão preferindo fazer Cesário, por medo da dor, pela comodidade de ter hora marcada entre outros fatores. Quando eu falo que quero ter minha filha de parto normal ouço várias pessoas fazendo caras e bocas,( me sinto um E.T),  dizendo que sou corajosa, mas o que as pessoas não sabem é que o fato de eu optar pelo parto normal é justamente o medo que eu tenho do parto Cesário. ( Não é coragem é medo!)

Sei que a medicina está muito avançada, sou enfermeira e sei que é muito raro a cesáriana causar infecção, mas mesmo assim, tenho pânico do corte, tenho pavor da sondagem vesical, de não sentir minhas pernas, de ter infecção, de ficar sentindo dor depois de 15 dias após o parto, de ficar dependente de minha mãe e do meu marido, pra dar banho na minha filha.

Pode ser que para muitas que escolheram esse tipo de parto achem exagero da minha parte, mas é inevitável, sinto medo mesmo, e não acho que o parto normal seja tão assustador, pelo menos pelos exemplos que tive na minha família, achei que foi super fisiológico, natural e lindo.E se a dor ficar muito insuportável ainda temos o recurso da anestesia peridural.

Espero muito que minha gravidez evolua como eu planejo e que eu siga naturalmente para o meu parto normal, que tenho certeza que será o melhor para mim e para minha filha. Aguardo ansiosamente ela começar a dar os sinais de que ela quer vir ao mundo.

Não estou dizendo com isso, que, se por algum motivo tiver que fazer cesárea irei relutar, de forma nenhuma, farei tudo que for necessário para o melhor para minha filha, com medo, mas farei.

Abaixo colocarei um quadro comparativo entre o parto normal e o Cesário que me fazem ter mais certeza da minha escolha. Mas acredito que a escolha tem que ser de mulher para mulher, a forma que cada mulher vai se sentir mais a vontade. Não gosto quando me julgam, dizendo que sou louca em querer parir normal e também não julgo as mulheres que tem medo do parto normal e optam pela cesárea.Acredito que o parto independente de ser o primeiro, segundo ou terceiro é inesquecível por isso a mulher tem que decidir o que será o melhor pra ela.

Parto Normal                                                 x         Parto Cesáreo
·         A recuperação é rápida;
·         Não há dor pós-parto;
·         A rápida recuperação deixa a mãe mais tranquila, o que favorece a lactação;
·         A alta é mais rápida, o que
possibilita à mãe retomar seus afazeres prontamente;
·         A cada parto normal, o trabalho
de parto é mais fácil do que no anterior;
·         Se a mulher vir a sofrer de mioma (patologia comum do útero), na eventual necessidade de uma operação, esta será mais fácil;
·         O relaxamento da musculatura pélvica não altera em nada o desempenho sexual.
·         A recuperação é lenta;
·         Há dor pós-parto;
·         A recuperação lenta atrasa um pouco a lactação;
·         A alta demora mais, o que causa atrasos na retomada de suas atividades;
·         A cada cesariana, o trabalho de parto é mais complicado do que no anterior;
·         A operação do mioma, neste caso, se complica devido às aderências e às cirurgias anteriores;
·         Qualquer operação cirúrgica pode trazer complicações à saúde, o que pode prejudicar a disposição sexual.


Contarei com detalhes, assim que minha filha nascer o relato do meu parto aqui no blog. 

Beijinhos!



quinta-feira, 4 de julho de 2013

Interpretando o choro do bebê



Oi Pessoal, minha filha até agora não deu sinal que quer vir, deve tá bom aqui dentro da barriga.
Aí pra diminuir a ansiedade eu tenho lido muito, agora to lendo a Encantadora de Bebês de Tracy Hogg, comprei os 2 livros o azul e o rosa ( o azul já li todo e o rosa to começando) ambos são muito bons.
Nesses livros fala muito do respeito pelo bebe, entender o que ele quer e saciar suas necessidade. Depois eu venho falar mais detalhes da técnica da Encantadora.
Mas lendo esse livro comecei a pensar, como eu, uma mãe de primeira viagem vou conseguir interpretar o choro da minha filha pra entender o que ela quer dizer. Foi aí que nas minhas fuçadas pela internet conheci a linguagem de Dunstan
A linguagem de Dunstan é uma teoria trazida por uma australiana Priscilla Dunstan, onde ela considera os reflexos sonoros do bebe até ele completar 3 meses. E através desses reflexos conseguiríamos compreender o que o bebe quer nos dizer.
São 5 sons reflexos, que vão depender do motivo do choro.
São eles:

Nê- Indica fome. Temos que ficar atentas a boquinha do bebe. Quando o bebê sente fome ele tende a fazer a dobrar a língua como se fosse sugar, e por isso sai o som de nê ou nhê

A-O ou AO- indica sono. O bebe tente a fazer a boquinha como se fosse bocejar.

Éh- indica que está com vontade de arrotar. O bebê tenta expulsar o gás que está no peito.

Éerr- indica gazes, é bem mais forte que o primeiro e mais sofrido

Rê- indica desconforto ( fralda suja, calor. Frio ou quer colo).
Achei bem legal, tem 2 videos que falam mais sobre isso e mostram os sons, vou colocar o link abaixo.
Vou tentar interpretar os sons de Letícia e depois conto aqui no blog se tem adiantado.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Artes da mamãe!

Olá Pessoal, maternidade realmente é reveladora, eu nunca fui muito criativa, e nem muito prendada para trabalhos manuais, mas quando eu estava com 8 meses eu senti muita vontade de eu mesma fazer as lembrancinhas de maternidade e o enfeite de porta da minha filha.
Foi então que comecei a pesquisar na internet artesanatos mais fáceis, já que eu não tinha experiência nenhuma. De tanto fuçar achei o enfeite de porta e as lembrancinhas bem fáceis e bonitinhas, fiz algumas adaptações e acabou dando certo.
Vou colocar as fotos e logo abaixo colocarei o link dos vídeos que ensinam a fazer, espero que gostem!





segunda-feira, 1 de julho de 2013

Quanta ansiedade!!



Oi Pessoal, esse fim de semana foi agitado! Acabei nem fazendo post.
Teve aniversário do meu sobrinho no sábado, ele fez 4 anos (o tempo passa muito rápido), tava lindo e sapeca,não parou um minuto.

No domingo teve a final da copa das confederações e o Brasil ganhou de 3x0 pra Espanha. Assisti em casa com meu marido. (Letícia também mexia a cada gol!)

Hoje to com 37 semanas e 3 dias, e to muito ansiosa pra Letícia nascer, a partir de 37 semanas o bebê não é mais considerado prematuro, ela pode nascer a qualquer momento.Só em saber disso,acordo todos os dias com a expectativa, será que é hoje?

Eu já to de licença maternidade, então a cada dia que passa sem ela ter nascido é um dia de licença perdido, acho que isso também contribui para a ansiedade, e sem falar que como minha barriga ta bem baixa, as pessoas dão palpites,( “eu acho que não passa dessa semana”), e como a mamãe já deseja isso, pronto, acaba que não pensa em outra coisa.

Eu sei que ela vai nascer na hora que ela tiver pronta, que agora o que eu tenho que fazer é esperar a boa vontade dela, mas não consigo disfarçar a ansiedade. 

To sentindo mais sono e cansaço essa semana, tenho tido algumas cólicas de vez em quando também.

Qualquer cólica que eu sinto, eu penso, será contração? 

To ficando esses dias na casa de minha mãe enquanto meu marido trabalha, pra não ficar sozinha, e todos estão ansiosos, qualquer ligação que eu faço as pessoas perguntam se já vai nascer.

É engraçado, mas também é angustiante a gente não ter muita noção de quando vai ser, mas o jeito é esperar mesmo. 

E qualquer novidade eu volto e conto aqui.

Beijinhos!!